BEN FALA SOBRE COMO ERA A VIDA ANTES DA BANDA E COMO TUDO COMEÇOU


Essa semana a revista Kerrang! lançou uma edição especial com o Neck Deep (pela 2ª vez) na capa e uma matéria bem legal com Ben falando um pouco sobre como era a vida antes da banda e como tudo começou. Confira a tradução completa que fizemos a seguir junto com as scans da revista:

Temos que sair desse lugar...
A maioria das bandas pop-punk mal podem esperar para sair de suas cidades. Mas, para Ben Barlow, casa é onde está o coração -  e sempre será. Enquanto Neck Deep se prepara para sua maior tour no Reino Unido, a Kerrang! vai para as ruas onde a jornada deles ao topo começou...
Ben Barlow está sentado no computador em um quarto de sótão, relembrando do primeiro feedback negativo que o Neck Deep recebeu. Há quase um mês, o cantor de 23 anos mora nessa casa com sua mãe e família quando volta da tour; uma casa aconchegante com uma movimentação de cascalho, empoleirada em frente a uma extensão exuberante de terra em seu nativo Wrexham, no norte do País de Gales. Está silencioso aqui no momento, mas não é sempre assim - muito para o aborrecimento de alguns ao longo dos anos.
"Estávamos gravando o Wishful Thinking," começa o cantor, reclinando em uma cadeira de escritório - seu chiado tem sido a perdição de muitos jornalistas nas ocasiões em que ele fez entrevistas por telefone aqui. "Estávamos no ápice do verão, então tínhamos as janelas abertas," ele aponta para a cabeceira da claraboia, "e meus vocais eram MUITO altos."
"Meu vizinho, Alan, não gostava muito do Neck Deep," ele continua, com um começo de sorriso. "Alguns de nós estavam lá em cima e do nada surgiu um tomate gigante pela janela aberta e bateu na parede."
Ele ri muito com a memória, antes de descrever a significância mais positiva do quarto que estamos. É onde as sementes foram plantadas para a maior banda de pop-punk do Reino Unido, a qual teve seu terceiro álbum, 'The Peace And The Panic', em quarto lugar na lista de álbuns vendidos do Reino Unido.
"Esse é o núcleo de tudo," diz Ben, onde as paredes estão cobertas de merchandise do Neck Deep e uma edição especial de shape de skates da Supreme, ao invés de restos de tomate. "Nós escrevemos nossas primeiras músicas aqui, e até algumas das mais novas. Você pode ouvir o quão longe a escrita das letras chegou, e tudo começo nesse quarto."
O quarto, na verdade, pertence ao seu irmão mais velho, Seb, o qual Ben descreve como "o comandante" e "o sexto membro do Neck Deep". O garoto de 25 anos é muito simpático e atencioso, checando o quarto no qual ele remixa e produz e também dorme, checando frequentemente se nós precisamos de uma xícara de café ou chá. Ele esteve em várias bandas, incluindo This New Day, onde ele cantou e tocou sintetizadores. Ben prefere descrevê-los como "uma banda emo de merda". Apesar de Seb ter produzido os EP's do Neck Deep [Rain In July; A History Of Bad Decisions] e também Wishful Thinking, atualmente ele prefere uma vida mais tranquila.
"Ele é introvertido," diz Ben sobre seu irmão. "Ele prefere ficar sentado aqui trabalhando do que estar lá fora. Ele socializa online."
Foram as conexões online de Seb, bem como suas inestimáveis ​​habilidades de escrita e gravação, que tiveram uma parte significante fazendo com que o nome do Neck Deep se espalhasse. "Ele estava em um fórum de produção, e o fato de que ele podia mandar nosso material para alguns produtores que podiam dar sua opinião nas músicas era um grande salto inicial."
Talvez, no entanto, estamos ficando à frente de nós mesmos ao saltar para a parte em que Neck Deep - hoje formado por Sam Bowden e Matt West nas guitarras, Fil Thorpe-Evans no baixo, e Dani Washington na bateria - já começou a fazer música. Como Ben, o jogador de futebol, skatista, ator promissor, que uma vez estrelou em uma produção de Alan Bennetts, 'The History Boys', começou na estrada do pop-punk? Para começar a preencher esses espaços vazios, precisamos descer as escadas, passando pelas artes da banda blink-182 e tomando cuidado para não tropeçar em Izzy, o cachorro hiperativo, indo para o carro para que possamos pegar as estradas de Wrexham. Estamos indo para uma mágica (musical) tour misteriosa...
É bom que não trouxemos nossas chuteiras e caneleiras hoje, porque depois de fazer a curta viagem de carro da casa para Penycae Football Club, descobrimos que está fechada. Não que nos importamos, já que o clima atravessa o tipo de extremos refletidos em 'The Peace And The Panic' - com chuvas fortes e raios fortes.
Ben não está muito desapontado, já que ele estava aqui na semana passada para ver a sua própria camisa pelo seu clube. Foi um agradecimento ao Neck Deep por patrocinar o kit do time sub-14. E a camisa de Ben tinha seu nome nas costas e o número 10.
Por que 10?
"Porque eu sou um marcador e esse era meu número," ele diz, batendo no peito, orgulhoso. "Meu jogador preferido era Ruu van Nistelrooy [ex-jogador do Manchester United], e esse era seu número."
Ben começou a jogar futebol quando tinha 7 anos, e pelo Penycae com 9 anos. Ele sempre gostou, com um grande número de gols e uma grande quantidade de troféus refletindo sua habilidade, embora ele não tivesse nenhuma aspiração para uma carreira no belo jogo.  Uma lição duradoura que lhe ensinou, no entanto, foi o benefício de começar sua profundidade. Ele e seus amigos sempre foram os mais novos em suas equipes, o que inevitavelmente significava que eles estivessem "esmagados", mas os fazia trabalhar mais.
É uma característica que Ben manteve em sua música. Seb produziu a banda Spires, com a música original do Neck Deep, 'What Did You Expect?', com Ben; tendo tomado o nome da música da banda Crucial Dudes, 'Boom, Roasted' ('Neck deep in the what you could not be'). Logo contrataram o guitarrista de Spires, Matt West, e o baterista Dani Washington, antes que o baixista, Fil Thorpe-Evans, se separasse da Lincoln Cell Climates. Assim completou o line-up.
Seu primeiro ensaio foi em Manchester, pois é lá que Matt mora. A regra geral era que eles ensaiavam em qualquer lugar que pudessem, enquanto Wrexham continuasse sendo sua base criativa e espiritual.
"Nós definitivamente entramos e foram os perdedores", reflete Ben, apertando os olhos enquanto o sol faz outra aparência fugaz. "Nós éramos muito mais jovens do que muitos dos nossos pares, mas cheios de energia e conversando assim. Começamos divertindo-nos com isso, e descobrimos que nós, surpreendentemente, não éramos tão ruins".

Ben dirige a loja de discos locais e sua coleção em casa, para cinco álbuns que moldaram os anos formativos da banda...
1. Green Day - Dookie
"É uma lembrança tão vívida para mim. Estava de pé no jardim na minha garagem. Meu irmão, Jamie, tinha cabelos verdes brilhantes e estava pintando a casa por dinheiro da minha mãe. Esta música estava tocando e eu disse:" O que é isso?! ' e então ele começou o álbum todo desde o início. Tudo mudou a partir desse momento".
2. Red Hot Chili Peppers - Californication
"Eles foram a primeira banda "estranha" que eu gostei. Sinto que este era um álbum que você tinha que ouvir além do vocal - e eles foram a primeira banda que me fez apaixonar por arranjos. Achava que o [ex-guitarrista do RHCP] John Frusciante era o maior guitarrista, enquanto crescia, ele me deixou apaixonado pelo instrumento".
3. Rage Against The Machine - Renegades
"Esse disco tem Renegades Of Funk e How I Could Just Kill A Man, certo? A combinação de funk e música pesada, dirigindo e angustiante é irresistível. Ouvir isso dá uma explosão imediata e energia de comandos. Isso faz você querer começar uma revolta. Foi o que eu sempre amei sobre a música do Rage - Slipknot também".
4. The Beatles - Revolver
"Esse álbum tem Eleanor Rigby... Taxman... Yellow Submarine. Eu tive uma grande fase dos Beatles quando era mais jovem, e era música que meus pais comprariam pra mim. Eu regularmente dormia na cama ouvindo música dos Beatles. Este álbum tem algumas músicas incríveis, e há uma atemporalidade para as letras, melodias e criatividade que o mantém apaixonado".
5. Punk-O-Rama - Various Artists
"Isto saiu no ano em que nasci, 1994, então, obviamente, não o peguei imediatamente - mas foi algo que ganhei do meu irmão. Foi um ano para o punk, como foi quando Dookie saiu e o destaque foi iluminado no sul da Califórnia. Este álbum, com Bad Religion, NOFX, Rancid, The Offspring e Pennywise, realmente capturou o espírito da época".
O cheiro do vestiário do clube em sua recente visita trouxe lembranças de chegar a um jogo de pré-temporada, aos 10 anos, para ver sua amada camisa sendo usada por um colega, resultando no agora amor e paz Ben "espumando" de raiva.
Não é o único exemplo de sentimentos que desencadeiam memórias. Ben só precisa ouvir Bad Religion ou The Notorious B.I.G. para ser transportado de volta aos seus dias no Rhostyllen Skate Park. Em percurso, atravessamos uma área de grama inclinada perto de uma igreja onde o jovem Ben fuma maconha, e alguns passos onde a excessiva indulgência juvenil na cidra o fazia vomitar "profusamente".
É justo dizer, pelo caminho do pop-punk, ele tem um relacionamento de amor/ódio com sua cidade natal. Um minuto ele irá sugerir que é "pelo menos um ano ou dois atrás das grandes cidades" e "falta cultura - exceto drogas e luta"; no próximo, ele vai ressaltar que "há muito mais para o norte do País de Gales do que as pessoas acreditam. É um dos cinco melhores destinos de férias de aventura do mundo".
Em uma loja de discos nas proximidades, o proprietário corpulento, mas caloroso nos diz que o preço do vinil foi reduzido de £20 a £15, "porque eu tenho as garotas chegando mais tarde, e eu devo-lhes £200". "Foi uma piada?" perguntei a Ben quando saímos. O cantor não tem certeza.
Uma coisa com a qual ele tinha certeza era o estilo de vida que abriu para ele. Estar em Rhostyllen lembra-lhe de encontrar a estrela de Jackass, Bam Margera, durante o Warped Tour deste verão. Bam estava lá porque a banda do irmão Jess, CKY, também estava na conta da excursão épica, e veio a bordo do ônibus do Neck Deep para aliviá-los de suas bebidas alcoólicas, "embora pelo menos ele tivesse os bons modos de ficar e conversar conosco por 10 minutos."
Era o irmão mais velho de Ben, Jamie - agora com 36 anos, ​​mas um skatistas que o puxava para o esporte, assim como o membro de uma equipe experimental de eletrônica chamada The Drumlake Experiment, que apresentou seu irmão mais novo à música através do clássico terceiro álbum do Green Day, Dookie, uma tarde de verão.
"Pegou meu ouvido imediatamente", diz Ben, enquanto executa uma trituração ferroviária altamente respeitável - a linha de árvores verdejantes que flanqueiam o parque de skate proporcionando um cenário pitoresco. "Green Day, possivelmente, inventou o punk estruturado com ganchos melódicos cativantes, e o impacto sobre mim e o que Neck Deep fez é imensurável". Não demorou muito para que Ben e Seb tentassem imitar o que estavam ouvindo, fechando-se na garagem e tocando guitarras e mergulhando no palco de Darth Maul.
Apesar de todo o futebol, andar de skate e, cada vez mais, a música preenchia os dias do jovem Ben, não era suficiente para mantê-lo fora de problemas. Ele aponta para uma fábrica de aço abandonada a poucos minutos a pé, que ele e seus amigos invadiram, retornando regularmente para casa cobertos de tinta anti-vândalo. Ben teve um problema com a lei aos 12, quando ele foi preso por pichar a palavra inventada 'TILO' em um pub abandonado (ele nos mostrará um exemplo ainda vivo atrás do químico na cidade mais tarde).
"Os outros dois caras tiveram mais problemas do que eu", lembra ele. "A polícia me disse: 'Você vai ter esse aviso, mas você não terá registro criminal'."
Certamente, isso lhe ajudou a pensar, pois temia o que sua mãe - uma governadora da escola, um magistrado voluntário e um pilar total da comunidade - teria pensado que o castigo era mais severo.
"Se alguma vez tivesse ido mais longe, então mamãe não teria ficado feliz, porque conhece pessoas na área local. Ela sempre me falou que as ações têm conseqüências, mas isso estava na minha cabeça todas as vezes".
"Eu não acho que eu estava especificamente ruim", acrescenta. "Eu estava apenas sendo indiferente e não me importando".
Então quando isso mudou?
"Aos 16 ou 17", ele sugere, antes de balançar a cabeça. "Talvez antes da banda, na verdade. Na faculdade, eu também era um maldito idiota. Descobri a maconha e comecei a fumar toneladas dela e não entrava mais na aula."
Ben era inteligente, como seus pais, mas, como costuma ser o caso dos artistas, também é um palhaço de classe - frustrando e impressionando os professores na mesma medida com a habilidade de "indo mal a maior parte do ano e depois indo muito bem nas últimas três ou quatro semanas".
"É provavelmente por isso que acabei em uma banda", ele ri enquanto nos refugiamos sob uma árvore do último aguaceiro. "Isso é praticamente o que eu faço: tenho um ótimo tempo por nove meses do ano, e depois descanso e penso em fazer um novo álbum".
Kerrang! está tomando uma bebida com a pessoa que melhor conhece Ben. Tendo retornado à casa depois de um dia extremamente agradável na companhia do cantor, percebemos quão proeminente sua mãe apresenta em suas lembranças, então perguntei se podíamos conversar com ela.
"Sim, ela iria amar isso", ele sorri. "Então, você pode ver de onde herdei meu jeito de falar". Ele nos leva ao jardim, onde ele está apontando para a casa em que viveu seu vizinho, e a garagem em que ele ouviu Dookie pela primeira vez, e nós entramos na cozinha onde a Sra. Barlow - ou Justine, como ela insiste em ser chamada - nos cumprimenta com um sorriso caloroso. Quando ela descobre que esse escritor não é o motorista designado, ela coloca dois copos de vinho branco tão frios quanto a noite que se lá fora. Ben, enquanto isso, usa isso como uma oportunidade para se despedir e arrumar seu "monte de merda" de uma sala, que nós tivemos um breve vislumbre antes. Estava cheio de detritos que você esperaria de um jovem que retornasse de meses em turnê.
Justine olha orgulhosamente quando Ben desaparece pela porta. "Ele sempre foi um showman", diz ela, lembrando de quando ele cantou em um karaoke em um feriado familiar na ilha caribenha de Santa Lúcia. Apesar de ter apenas cinco anos, ele cantou com confiança o hit de T-Spoon, Sex On The Beach.
"Ele não tinha ideia sobre o que estava cantando," ri Justine.
"Sebastian - eu sei que todo mundo o chama Seb, mas eu digo Sebastian - e eu fomos ver Ben em um show de talentos da escola, onde ele iria contar algumas piadas", lembra. "Era cerca de meia hora antes de sairmos, e ele não tinha feito nenhuma preparação. Eu disse: 'Você sabe o que está fazendo? É melhor você se preparar.' Então, ele pegou esse grande livro de piadas e começou a fazer algumas anotações. Quando ele apareceu, estávamos escondidos na cozinha do salão da igreja no show, mas ele acabou sendo realmente bom. Seu tempo foi realmente ótimo e as pessoas o acharam engraçado."
Justine desaprovou a decisão de seu filho de abandonar a universidade como resultado do foco no Neck Deep, mas ela era muito mais contra sua decisão em fazer sua primeira tatuagem. Seb, que aparece na cozinha para fazer a si mesmo e a sua namorada um jantar, ri da lembrança antes de mostrar para nós a mensagem que sua mãe o enviou em resposta à imagem da primeira tatuagem de Ben. "É horrível", lê. "Eu odeie muito. Este pop-punk afetou seu cérebro. Quem ele pensa que ele é, um velho rockeiro?"
Quando a risada estridente desaparece, Justine lembra que Ben estava começando a se tocar da crescente percepção do que sua banda estava começando a significar para as pessoas.
"Quando ele era o primeiro na universidade, lembro-me dele me mostrando algo que um fã desenhou, inspirado em sua música 'A Part Of Me'", lembra. "Ele ficou surpreso com a atenção."
Havia um pouco de reconhecimento que significava ainda mais. Em um jantar de família, Justine lembra de Jamie, sempre um grande herói para Ben, pronunciando a astuta frase: "Isso realmente poderia decolar".
Ele não estava errado, é claro, como o 'The Peace And The Panic' deste ano. O álbum apresenta a música '19 Setenty Sumthin', que narra o extraordinário relacionamento inicial de Justine com seu falecido marido, Terry, que faleceu em outubro de 2016. Acontece que eu estou atualmente na cadeira que ele costumava ocupar na mesa da cozinha, de onde ele brincava loucamente sobre o tapete nas escadas, que começava a usar "por causa de todas as mãos sangrentas que se moviam para cima e para baixo o tempo todo".
"Ele não se importava realmente", sorri Justine, antes de revelar que o estado do tapete realmente tinha sido feito depois de ter sido demitido há mais de 25 anos.
De repente ela levanta e sai da cozinha, voltando com uma grande caixa de papelão e colocando-a sobre a mesa. Ela abre para revelar algumas pastas de camisetas. Eles foram lançados para arrecadar dinheiro para a Fundação de Pesquisa sobre Diabetes Juvenil Tipo 1 (JDRF) e a Equipe de Diabetes Pediátrica no Hospital Wrexham Maelor, como o filho mais novo de sua filha (sobrinho de Ben), Finlay, foi diagnosticado com a doença metabólica no ano passado. Tal como acontece com os kits Penycae, eles apresentam o logotipo fictício 'Terry Barlow Records', uma característica dos álbuns do Neck Deep, que o próprio Terry sempre ficou bastante atraído; as camisas foram lançadas para honrar sua memória e esgotaram dentro de uma hora. Justine vira uma delas para revelar a letra, "All things come to be loved and lost", da música 'Candour', a faixa final de Wishful Thinking.
"Ele originalmente escreveu essa letra para Terry", revela ela. "Eu não acho que [Terry] jamais reconheceu isso, e ninguém gostava de chamar sua atenção para isso, porque era sobre ele ir. Ben estava preocupado que ele receberia a ligação desde os 18 anos, então foi o seu pior pesadelo quando aconteceu [enquanto Ben estava em turnê]".
"Se eu pudesse, eu iria nesse programa, 'Quem você pensa que você é?', ela diz, mudando o tópico da conversa. "Eu adoraria saber se alguma vez havia alguém na família que fez música em algum momento, porque você tem três meninos que estão tão engajados na música, e eu não tenho um osso musical em meu corpo."
Você acha que tem algo a ver com crescer aqui?
"Eu realmente não sei. Eu não acho que seja sobre sair da cidade, embora eu saiba que essa ideia é uma grande parte do pop-punk", ela responde. "Lembro-me de Ben dizendo que gostaria de viver nos Estados Unidos anos atrás, mas não acho que ele gostaria de agora".
"Eu não gostaria", confirma Ben, reaparecendo de repente. "Depois de ir para lugares como Los Angeles, onde todos estão tão obcecados pela imagem e status, eu preferiria estar aqui, onde ninguém liga para nenhuma das duas coisas, porque é mais inspirador".
"Wrexham não é exatamente uma colmeia de atividade", ele acrescenta, enquanto nos despedimos de Justine, que está prestes a ensinar tricô a um vizinho infinitamente mais amigável do que Homem-Tomate, e dirige-se para o carro.
"Sendo trazido em um lugar como este, você cria sua própria ideia de música, estilo e estilo de vida. Você descobre por si mesmo o que é legal, porque você não acha que deveriam ser. Eu acho que eles deveriam se divertir nisso. Se você for para todas as grandes cidades, você vai se afogar por um milhão de outras pessoas tentando fazer a mesma merda."
São palavras que ficam conosco nas quatro horas de carro de volta para Londres, uma cidade de quase nove milhões de pessoas que disputam ser ouvidas. Cinco mil delas estarão no O2 Academy Brixton de Londres, no dia 13 de outubro, como parte da iminente visita do Neck Deep ao Reino Unido, para ver cinco homens de origens de pequenas cidades que aprimoraram uma voz musical única para cortar todo esse barulho.
Ah, e se você estiver entre eles, cantando entre 'Motion Sickness' e 'A Part Of Me', lembre-se de que tudo começou em um pequeno quarto.

Ben falou para nós um pouco de suas 'primeiras experiências'...
BEBIDA
"Foi com o meu amigo Jamie quando tínhamos cerca de 15 ou 16 anos. Eu peguei o RG do Seb e saí para beber. Nós tomamos uma bebida, mas, infelizmente, a garota atrás do bar sabia que eu não era meu irmão e, ao invés de pensar, 'Eles são menores de idade, mas foda-se', ela nos mandou para fora. Não é legal."
SHOW (COMO FÃ)
 "Era a banda de Seb, This New Day. Era para ser PenKnifeLoveLife e Flood Of Red, também, mas PenKnifeLoveLife caiu fora. Foi na Estação Central em 2006. Antes do show, o screamer na banda de Seb teve seu rosto aberto por um violão, então teve que tocar com pontos e um enorme olhar roxo".
BEIJO
"Foi no parquinho da minha escola primária. Ela era minha namorada, embora eu não saiba que você pode realmente chamar alguém de 'sua namorada' quando você ainda está na escola primária. Como com qualquer coisa naquela idade, havia cerca de 20 crianças em pé em volta da gente duvidando que faríamos, então nós fizemos. Muito padrão."
BRIGA
"Isso foi no parque de Bellevue. Havia um rapaz na escola - com quem eu acabei sendo muito bom companheiro, estranhamente - e havia uma bota na escola, então ele disse: 'Encontre-me no parque no sábado'. Eu terminei a luta com o nariz e ele fodido, mas ele conseguiu que seu enorme amigo me jogasse em um arbusto. Vamos chamar de empate."
PRÓPRIO SHOW
"Este não era o primeiro, mas isso foi muito cedo. Seb e [sua namorada] Laura deveriam tocar juntos um show acústico, mas terminaram logo antes. Me ofereci para tocar. Meu irmão estava animado por ela ainda consegui tocar, e ele queria que eu fizesse isso. Ele veio ao show e eles acabaram voltando."
'The Peace And The Panic' está disponível via Hopeless Records.



Compre a revista clicando aqui.
Neck Deep Brasil. Tecnologia do Blogger.